Fotos da Lagoa Misteriosa conquistam medalha de prata em prêmio internacional de fotografia

A edição 2013 do Pano Awards – The Epson International Photographic, um dos mais concorridos e conceituados concursos de fotografia do mundo, contemplou, novamente, o fotógrafo brasileiro Márcio Cabral, com as imagens na categoria VR/360º dos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, ambos localizados no município de Jardim, e do Abismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com Márcio Cabral, o Recanto Ecológico Rio da Prata conquistou “medalha de ouro e outra de prata, ficando em 6º e 28º lugar no ranking mundial”, revela.

A Lagoa Misteriosa “teve dois prêmios de medalha de prata e ficaram classificadas em 26º e 42º lugares no ranking mundial”.

Já a foto do Abismo Anhumas “ganhou outra medalha de prata, conquistando a 29º classificação”.

As imagens foram feitas no destino de ecoturismo nos meses de agosto e dezembro do ano passado. Marcio Cabral foi o primeiro fotógrafo brasileiro a introduzir os primeiros panoramas esféricos subaquáticos no país em 2010. Inspirado nas técnicas criadas por Richard Chesher (considerado o maior especilista no assunto), Cabral desenvolveu seus primeiros VR subaquáticos adicionando em seus panoramas o tratamento HDR (High Dinamic Range), no qual é especialista desde 2006. Com a utilização do HDR, os panoramas subaquáticos ganham ainda mais vida, riqueza de detalhes e profundidade de cores, simulando a visão humana.

Questionado sobre as técnicas utilizadas nas fotos, Marcio revela que “geralmente tento desenvolver novas técnicas que possam melhorar de alguma forma a qualidade final das imagens, geralmente eu analiso as limitações técnicas das imagens anteriores e o que pode ser melhorado nelas. Neste ano eu desenvolvi uma técnica utilizando múltiplos ISOSs para evitar o estouro no “teto” das imagens, aumentando assim a latitude das imagens e ficando mais semelhante ao que vemos com nosso olhos”.

Sobre o destino de ecoturismo, Márcio afirmou que “Bonito é sem dúvida uma das melhores locações subaquáticas fluviais do mundo. A fauna e flora aquática, juntamente com a transparência da água calcária transforma essa região em um local de rara beleza. Existem excelentes locações subaquáticas no Caribe, Nova Caledônia, Austrália e Mar vermelho, mas todas elas estão no mar. As locações subaquáticas de água doce são muito raras, isso porque a grande maioria dos rios não possuem muita transparência em suas águas. Mas Bonito possui locações aquáticas de água doce comparáveis aos melhores locais de água salgada e isso me ajuda por ser uma beleza subaquática incomum”, conclui.

Marcio Cabral foi novamente o brasileiro mais bem colocado na competição, obtendo sexto lugar no ranking mundial, com uma medalha de ouro, oito medalhas de prata e três medalhas de Bronze. Obteve uma grande atuação na categoria 360º, ficando atrás apenas dos russos Dmitty e Ivan, do projeto Airpano.

Entre as top 50, Cabral conseguiu emplacar oito fotografias e conquistando a sexta classificação mundial com uma captura subaquática que mostra cardumes de peixes Recanto ecológico Rio da Prata- Jardim – MS.

Além da 6ª classificação, Cabral conquistou o 19º lugar com uma foto da Via Láctea em campo florido na Chapada dos Veadeiros, 22ºlugar com uma imagem de cardume de tubarões em Jardines de La Reina – Cuba, recebeu também 26º, 28º, 29º e 42º com imagens da Lagoa Misteriosa, Rio da Prata e Abismo Anhumas.

Sobre o Prêmio

O Epson Panoawards é a maior competição dedicada a fotografia panorâmica, com a participação dos melhores fotógrafos panorâmicos do mundo.

Participaram 843 fotógrafos de 57 países, com 4.082 imagens enviadas na edição 2013, com premiação total de 40.000 dólares.

As top fotos 360º podem ser vistas em www.thepanoawards.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *