Release: Lagoa Misteriosa recebe Licença de Operação e é reaberta para visitação

A Lagoa Misteriosa, atrativo turístico, situado em Jardim, MS, município vizinho a Bonito, recebeu no final de julho a Licença de Operação para visitação turística do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL/MS.

Release: Lagoa Misteriosa recebe Licença de Operação e é reaberta para visitação
Foto: Marcelo Krause – Flutuação e Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa

A visitação turística na Lagoa Misteriosa começou no dia 28 de Julho de 2011, e oferece as atividades de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico. Os grupos, com número limitado de pessoas, são acompanhados por guia de turismo credenciado e as reservas para o passeio são feitas através das agências de turismo de Jardim e Bonito.

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta de licenciamento ambiental. Neste mesmo ano, a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa. A operação de ecoturismo na Lagoa Misteriosa seguirá as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa a receber diversos prêmios nacionais.

A reabertura da Lagoa Misteriosa é ansiosamente aguardada pela comunidade de mergulho, pois devido às diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa e o Abismo Anhumas, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.

“Após 6 anos de muito trabalho e dedicação, finalmente a Lagoa Misteriosa volta a operar. Agora os visitantes de Jardim e Bonito tem mais uma opção de passeio, que é a paixão de muitos mergulhadores do Brasil”, diz Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do passeio.

A Lagoa Misteriosa deverá permanecer aberta para flutuação e mergulho raso entre 7 a 8 meses do ano (entre final de abril e meados de outubro), pois este é o período que suas águas estão cristalinas. Nos meses de verão, devido ao aumento da incidência solar e das chuvas, as águas da Lagoa se turvam, inviabilizando o mergulho raso e a flutuação. Portanto, caso não possua credencial de mergulho avançado e queira conhecer a Lagoa programe sua viagem para o período mencionado acima.

Sobre a Lagoa Misteriosa

Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco.

A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profunda cavernas inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Para mais informações: contato@lagoamisteriosa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *