Release: Ponto de Mergulho em Jardim retoma suas atividades turísticas

Ponto de Mergulho em Jardim retoma suas atividades turísticas
Foto: Marcelo Krause – Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa – Jardim, MS.

A visitação turística na Lagoa Misteriosa, atrativo turístico situado em Jardim (MS), município vizinho a Bonito, que impressiona pela transparência de suas águas, já começou e oferece as atividades de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico, proporcionando novas experiências para os visitantes.

Sua reabertura foi possível após o recebimento da Licença de Operação para visitação turística, expedida no final do mês de julho, pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL/MS.

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta de licenciamento ambiental. Neste mesmo ano, a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa.

“Após 6 anos de muito trabalho e dedicação, finalmente a Lagoa Misteriosa volta a operar. Agora os visitantes de Jardim e Bonito tem mais uma opção de passeio, que é a paixão de muitos mergulhadores do Brasil”, afirma Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do passeio.

Atualmente, o mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa está disponível em três categorias. São elas:
Batismo: uma experiência de mergulho autônomo para pessoas que querem mergulhar com cilindro, mas não possuem curso de mergulho, acompanhadas por um instrutor. A profundidade máxima atingida será de 8 metros.
Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver será possível mergulhar até 18 metros de profundidade. Até dois visitantes para um instrutor.
Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Até dois visitantes para um instrutor.

O mergulho técnico, para o qual a Lagoa Misteriosa, é o cenário perfeito, ainda está sob consulta, nesse período inicial de operação.

A profundidade máxima já atingida foi mais de 220 metros, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998. “De todos os locais de mergulho que conheci no Brasil a Lagoa Misteriosa, na minha opinião, é o mais espetacular. Ela sempre foi minha favorita. E por mais fantástico que seja a parte mais conhecida da Lagoa Misteriosa, você precisa ver a parte mais profunda. A parte rasa é apenas o início de um sistema grandioso”, diz Gilberto Menezes.

Quem possui credenciais mais avançadas terá a oportunidade de descer até 60 metros de profundidade, seguindo as regras do atrativo.

Já o passeio de flutuação na Lagoa Misteriosa é quase indescritível. A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa impressionam assim como paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os peixes que brilham com os
feixes de luz, tudo isso transforma a Lagoa em um ambiente único.

Como a maioria dos passeios ecoturísticos de Bonito e região, a Lagoa Misteriosa seguirá as mesmas diretrizes para manter a conservação do local. Os grupos, com número limitado de pessoas, serão acompanhados por guia de turismo credenciado e as reservas para o passeio já podem ser feitas através das agências de turismo de Bonito e Jardim.

Para mais informações: contato@lagoamisteriosa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *