Descrição dos resultados da expedição realizada em Agosto de 2008 para mapeamento da cavidade inundada da Lagoa Misteriosa. Mapeamento Topográfico Subaquático do atrativo.
O projeto de Mapeamento Topográfico Subaquático da Lagoa Misteriosa teve como objetivo primário a topografia até os setenta metros de profundidade da caverna, contemplando assim apenas o trecho da Lagoa Misteriosa que será mais visitado pelos mergulhadores, e permitindo o total reconhecimento do ambiente que será visitado e o bom planejamento dos mergulhos.
Os dados relativos às profundidades coletados por Gilberto Menezes entre os anos de 1995 e 1998 sofreram uma alteração da ordem de 3,6 metros para menos em relação aos dados coletados durante a Expedição Lagoa Misteriosa Topo 2008, que teve seu trabalho de coleta de informações ocorrido no período de 12 a 31 de agosto de 2008.
O mapeamento foi realizado para compôr a série de estudos que compõem o PLANO DE MANEJO ESPELEOLÓGICO DE CAVERNAS ALAGADAS – ATIVIDADES DE MERGULHO AUTÔNOMO proposto pelo MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, INSTITUTO CHICO MENDES através do CENTRO NACIONAL DE ESTUDO, PROTEÇÃO E MANEJO DE CAVERNAS – CECAV.
“O Plano de Manejo Espeleológico – PME destina-se a disciplinar o acesso e uso do Patrimônio Espeleológico para fins turísticos, esportivos, científicos, recreativos e educacionais, bem como estabelecer condições exeqüíveis de planejamento para orientar as intervenções previstas, de forma a produzir o menor impacto possível. No caso específico de cavernas com potencial para a prática de mergulho autônomo, o Plano de Manejo Espeleológico possui o objetivo de orientar a atividade e estabelecer regras para que sua execução ocorra de forma segura para o mergulhador e compatível com a manutenção da integridade do ambiente cavernícola.” (CECAV, s/d)
A Expedição de mapeamento Lagoa Misteriosa Topo 2008 foi realizada pelo TEMA – Time de Exploração e Mapeamento de Cavernas Subaquáticas, e coordenada pelo mergulhador Profissional José L. Barroco Neto (Tuta): tutabarroco@ig.com.br