Assim como a maioria dos passeios de Bonito e região, a Lagoa Misteriosa segue as mesmas diretrizes para manter a conservação do local.
O IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) renovou por mais um ano a licença de operação para que turistas continuem visitando a Lagoa Misteriosa, localizada em Jardim (MS). A nova licença é a número 210/2015 vigente até 19/08/2019.
No caso da trilha e flutuação, o limite é de 120 visitantes por dia, sendo cada grupo formado por até 10 pessoas mais o guia, que precisa ter registro na Embratur. Entre um grupo e outro é preciso respeitar intervalo de 30 minutos.
Já para mergulho com cilindro, são autorizados 60 visitantes por dia, sendo no máximo três visitantes por grupo.
De acordo com a licença, os mergulhos autônomo básico, autônomo avançado e caverna estão permitidos desde que sejam apresentados os devidos certificados e acompanhamento de guias credenciados.
A Lagoa Misteriosa, atrativo situado próximo ao Rio da Prata, é famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida. Devido a beleza do local, possui um grande potencial turístico, tanto para contemplação, quanto para a flutuação e mergulho com cilindro.
Vale lembrar que as reservas para o passeio são feitas através das agências de turismo de Jardim e Bonito.