Monitoramento de ninhos da região foi realizado pelo Projeto Arara Azul na última semana.
O Projeto Arara Azul encontrou no dia 2 de outubro, durante visita de monitoramento na Lagoa Misteriosa, um ninho com quatro ovos de tucano.
Carlos Cézar Corrêa e Daphne Delgado foram até o atrativo, localizado em Jardim, para observar os ninhos artificiais instalados e a possibilidade haver filhotes.
Outros três ovos da mesma espécie foram encontrados na invernada Capão Bonito, na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata.
De acordo com o Osvaldo Esterquile Jr, engenheiro ambiental do Grupo Rio da Prata, Cézar recomendou a troca do ninho da Lagoa Misteriosa por um menor e também a mudança da posição do mesmo na árvore. “O ninho presente na Lagoa Misteriosa é do tamanho grande e encontra-se com avarias, pois a árvore em que ele se situa acabou exercendo pressão e fazendo com que a tábua de base se soltasse”, relatou.
Sobre o Projeto Arara Azul
Uma das áreas do projeto é o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares além do trabalho, em conjunto com proprietários locais, de conservação da espécie.
Com o Grupo Rio da Prata, a parceria existe desde 2012, quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nos atrativos.