O município de Jardim/MS, passou a contar com uma nova área de proteção ambiental com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lagoa Misteriosa.
A nova unidade de conservação possui 38,43 hectares, que serão preservadas perpetuamente, e sua portaria de criação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 17 de abril, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
Adquirida em 2005 pelo Grupo Rio da Prata, também responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, a Lagoa Misteriosa é um dos passeios mais fascinantes do Mato Grosso do Sul.
Com águas cristalinas e profundidade desconhecida, o atrativo oferece passeios de flutuação e mergulho com cilindro, e realiza também atividades de pesquisas, educação ambiental e projetos.
“A área da Lagoa Misteriosa é uma área de incrível biodiversidade e cenário, única no mundo. Assim, o objetivo de criar a RPPN foi oficializar a proteção desta área que agora passa a fazer parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação Brasileiro através de uma reserva particular e perpétua.“, revela Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.
Seja para os aventureiros em busca de emoções subaquáticas, os entusiastas da natureza ou os defensores da conservação, a RPPN Lagoa Misteriosa promete ser uma experiência única aliado ao compromisso com um futuro sustentável.
Legado de conservação
O compromisso do Grupo Rio da Prata com a preservação ambiental iniciou-se em 1999, com a criação da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, localizada no Recanto Ecológico Rio da Prata.
Em 2013, o Grupo mais uma vez demonstrou sua dedicação à conservação ambiental com a criação da RPPN Estância Mimosa. Esta segunda reserva particular reforçou o compromisso da empresa em proteger e preservar ecossistemas únicos, contribuindo significativamente para a manutenção da biodiversidade e dos recursos naturais da região.
Com a inclusão da Lagoa Misteriosa ao rol das RPPNs, o Grupo Rio da Prata marca mais um capítulo importante nesta história de conservação e a promoção do turismo sustentável.
Importância de uma RPPN
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural desempenham um papel vital na proteção da flora, fauna e recursos hídricos. Ao criar uma RPPN, os proprietários assumem o compromisso legal de preservar a área em seu estado natural, impedindo atividades degradantes como a exploração predatória, desmatamento e poluição.