Grupo Rio da Prata renova Certificação Climate Positive e reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Rio da Prata, que engloba os atrativos Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizados nas cidades de Bonito e Jardim (MS), conquistou a renovação da Certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative.

A entrega do certificado aconteceu no dia 19 de março durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Bonito/MS. Os diretores do Grupo Rio da Prata, Eduardo Coelho e Simone Coelho, receberam o reconhecimento, que atesta o compromisso dos atrativos com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais.

Eduardo-Coelho_Simone-Coelho_recebem-renovacao-do-Climate-Positive

Para a renovação da certificação, foram analisadas as emissões e compensações de CO2 dos atrativos, garantindo que eles não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Isso reforça a posição do Grupo Rio da Prata como referência em ecoturismo sustentável.

Realizamos essa certificação com base nos dados de 2024, avaliando nossa pegada de carbono em quatro categorias do escopo. Analisamos detalhadamente o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Estância Mimosa e a Lagoa Misteriosa, considerando desde o consumo de matéria-prima e combustíveis fósseis até a gestão de resíduos sólidos. Além disso, atualizamos os dados de captura de carbono, levando em conta a área de florestas em regeneração. Com esse trabalho, conseguimos renovar a certificação e seguimos sendo Climate Positive”, revela Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

Vale destacar que a Estância Mimosa foi o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a Certificação Climate Positive, em julho de 2023, consolidando seu pioneirismo em práticas ambientais positivas.

Durante a cerimônia, o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, elogiou a iniciativa e parabenizou Eduardo Coelho pelo comprometimento com a sustentabilidade. “Eduardo, conheço a sua trajetória e graças a empreendedores como você, que têm visão, conhecimento, capacidade de investimento e, acima de tudo, responsabilidade e amor pelo Mato Grosso do Sul e pelo Brasil, essas conquistas são possíveis. Parabéns pelo prêmio, sabemos da metodologia rigorosa envolvida, mas isso nos inspira ainda mais a seguir nossos objetivos”, afirmou o governador.

Com a renovação da certificação, o Grupo Rio da Prata reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a conservação ambiental.

Sobre o evento

A cidade de Bonito (MS) é sede da terceira edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) em 2025. O evento acontece de 19 a 22 de março e reune profissionais do setor turístico, empresários, gestores públicos e estudantes para debater inovação, sustentabilidade e tecnologia no turismo.

A FIDI se consolida como um espaço de capacitação, networking e desenvolvimento de negócios. A programação incluiu palestras, painéis e exposições no Centro de Convenções de Bonito, além de visitas técnicas para que os participantes conheçam de perto as práticas sustentáveis que fazem do destino um modelo de gestão turística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *