A Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizado em Jardim (MS), considerada uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil e a sétima maior caverna em extensão no país, completou um ano de operação das suas atividades, no mês de agosto.
Durante esse período muitos visitantes se surpreenderam com a visão das águas cristalinas escondidas entre as matas ciliares da dolina – tipo de formação geológica na qual a Lagoa Misteriosa está inserida – e dos abismos submersos observados através dos passeios de flutuação e mergulho com cilindro.
Neste primeiro ano de reabertura observou o alto nível de satisfação dos visitantes e a admiração dos mergulhadores iniciantes e profissionais; visitantes que não sabem nadar e crianças, todos sempre acompanhados por uma guia experiente ou um profissional de mergulho para conduzir de forma segura e tranquila as atividades.
Segurança foi um dos tópicos abordados pelo publicitário Fernando Rocha de Mello, que visitou a Lagoa Misteriosa em julho deste ano.
“Desde o início da trilha até a flutuação é possível observar as prevenções adotadas para que o passeio transcorra da melhor forma possível, além de receber instruções importantes para a realização do mesmo por parte do Guia. Depois disso é só curtir o lugar que é um dos passeios mais impressionantes que já vi”, revela.
O depoimento do publicitário é um entre tantos outros registrados naficha de avaliação do atrativo ou compartilhados através da página da Lagoa Misteriosa na rede social Facebook. Visitantes demonstram a satisfação em conhecer o lugar e muitos afirmam a pretensão de voltar. Confira:
Heloisa Helena Civolani – “Fomos mergulhar lá hoje! Muito lindo! Visibilidade 100%, nunca vi algo igual!”
Silvio Bernardo Dos Santos – “Não tenho dúvidas de que é o melhor destino da região. E olha que eu fui na Gruta do Lago Azul, flutuei no Rio da Prata que também são tops, mas a Lagoa Misteriosa foi a que mais me marcou!”
Cristina Marques – “Mergulhei, vim embora, mas acho que boa parte mim ainda continua na Lagoa Misteriosa”
Célia Cristina Marachini – ” Simplesmente demais, um lugar encantado! Obrigada ao instrutor João e seus estagiários que tornou isso possível!”
João Gomes, instrutor de mergulho que opera a atividade na Lagoa Misteriosa, revela alguns diferenciais que transformam o passeio em uma experiência única. São elas:
“A visibilidade, a profundidade desconhecida, a história do lugar, assim como a estrutura de resgate e a utilização dos melhores equipamentos de mergulho existentes no mercado”.
O instrutor está à frente do mergulho desde sua reabertura e diversos acontecimentos chamaram sua atenção. João cita que “alguns turistas que nunca tinha mergulhado saíram chorandode emoção, isso me deixou mais seguro no estilo de trabalho que é desenvolvido na Lagoa Misteriosa”.
Porém para que o visitante possa sentir toda essa emoção um longo caminho foi traçado para que o atrativo pudesse retomar a operação de suas atividades em agosto de 2011, como a aprovação de seu Plano de Manejo Espeleológico e Licenciamento Ambiental, documentos obrigatório para seu funcionamento.
A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005. Neste mesmo ano, a área foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento, qualidade, sustentabilidade e segurança, visando o bem estar de seus visitantes.