As águas com uma incrível transparência de 40 metros somada ao mistério da profundidade da Lagoa Misteriosa começa a atrair visitantes, como a colombiana Mareiwa Miller, de 17 anos. Mareiwa mergulha desde os 12 anos e ganhou o mergulho na Lagoa Misteriosa como presente de aniversário. “No próximo ano eu faço 18 e gostaria de voltar para fazer um mergulho técnico, é lindo”.
Foi o primeiro mergulho realizado após a reabertura da visitação turística da Lagoa Misteriosa no dia 27/06/2011. O mergulho foi guiado por João Gomes, da Caiman Scuba Dive, de Bonito, MS.
Apesar da pouca idade, a mergulhadora experiente já conhece as águas de Colômbia, Tailândia e, pela quarta vez no Brasil, foi a Bonito e Jardim, para conhecer as belezas naturais da região e se espantou com a Lagoa “sem fundo”. É a primeira vez que a mergulhadora mergulha em água doce e sentiu a diferença “a água doce é mais leve, a locomoção é ágil e, na Lagoa Misteriosa, a mais de 20 metros de profundidade, parece que estou na superfície, de tão clara que a água é”.
Desde 2005 sem operar, a Lagoa Misteriosa foi reinaugurada na última semana e oferece passeios de flutuação, batismo de mergulho (a 8 metros) e, para mergulhadores certificados, a profundidade máxima é de 25 metros, atingindo o limite de 60 metros para expedições técnicas. O atrativo fica no município de Jardim, há 36 km da cidade, ao lado do atrativo Recanto Ecológico do Rio da Prata.