Veja dicas importantes sobre como guardar a roupa de mergulho

Os rios de águas cristalinas de Bonito e Jardim, no Mato Grosso do sul, recebem milhares de turistas durante todo o ano, ávidos para realizar uma das atividades que encanta, não só pela transparência das águas mas como também, com a observação de fauna e flora subaquática. Trata-se do mergulho.

A maioria dos atrativos que oferecem a atividade na região proporcionam junto com o pacote do passeio, o aluguel da roupa de neoprene. Muitos visitantes trazem sua própria vestimenta. Porém antes de adquirir a roupa de mergulho é necessário ficar atento à algumas questões.

Conversamos com dois profissionais da área, o instrutor de mergulho Rudimar Guerini, da Caiman Scuba Dive, localizada em Bonito, e com Bernardo R. Cruz, Diretor de Marketing da Fun Dive, empresa especializada em equipamentos para a atividade.

Ambos revelaram algumas questões como, por exemplo, como escolher a roupa ideal; como guardar a roupa de mergulho; cuidados necessários; entre outras questões.

Confira:

O que observar quando for adquirir pela primeira vez uma roupa de mergulho?

Bernardo Cruz: A primeira coisa que deve ser levada em consideração quando se irá adquirir uma roupa de mergulho é que tipo de mergulho pretende-se realizar e qual a temperatura média da água nos locais onde você irá mergulhar, pois as roupas se diferenciam antes de tudo por sua espessura, que é medida em milímetros. Após esta primeira etapa
você terá uma variedade de opções relativas a qualidade e benefícios, que dependerão também de quão envolvido na atividade você se encontra para saber qual investimento realizar.

Rudimar Guerini: A roupa de neoprene funciona como isolante térmico,para isso tem que ser uma segunda pele, estar justa ao corpo para a água entrar e permanecer parada, assim cria camada água quente dentro.

Qual a durabilidade da roupa de mergulho?

Bernardo Cruz: Irá depender da qualidade do produto escolhido versus a quantidade de mergulhos que você realizará. Mas uma roupa para mergulho deve durar no mínimo um ano sendo utilizada com bastante frequência. Seguindo todas as recomendações de uso e conservação uma boa roupa pode durar em média 5 anos. Observe se o produto que você irá adquirir tem manual de uso e conservação (obrigatório pela nossa legislação).

Rudimar Gurini: Mai
s de 3 anos, variando o uso.

Como a roupa de mergulho deve ser guardada?

Bernardo Cruz: É importante lavar com água doce a sua roupa após o uso, fazendo imersão. A melhor opção é deixá-la de molho por algumas horas para o sal sair bem e em seguida pendurar a mesma em cabide adequado para roupas de Neoprene. Lembre-se de nunca secar no sol e guardar apenas depois de totalmente seca.

Rudimar Guerini: A roupa deve ser guardada na sombra, em local arejado e pendurada em um cabide.

Quais os cuidados necessários que devem ser tomados para a boa conservaç
ão da roupa de mergulho?

Bernardo Cruz: Deve-se ter cuidado para não vestir a roupa com anéis, brincos, e outros objetos que podem danificar a roupa e cuidado para não raspar a roupa em pedras e outras superfícies.
Colocar um saco plástico em volta das mãos e pés pode ajudar na hora de vestir uma roupa maus justa e menos flexível de forma mais prática.

Rudimar Guerini: Não expor muito ao sol quando fora de uso. Quando usar a roupa no mar deve-se lavar com água doce e utilizar somente sabão neutro ou semelhante.

“Ideal é usar primeiro uma roupa de aluguel e pedir orientações a um profissional da área-instrutor de mergulho ou similar, assim o custo e benefício será o melhor!”, finaliza o instrutor de mergulho, Rudimar Guerini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *