Lagoa Misteriosa celebra 30 anos do primeiro mergulho realizado no local

A Lagoa Misteriosa é um dos passeios mais fascinantes do Mato Grosso do Sul. Localizado em Jardim (MS), cidade vizinha a Bonito, o atrativo surpreende os visitantes pelo azul cristalino de suas águas e também pela sua profundidade desconhecida.

Em setembro de 2022 é comemorado 30 anos do primeiro mergulho com cilindro realizado no local, feito realizado por Augusto Auler – geólogo, pesquisador e um dos fundadores do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas – grupo de espeleologia de Minas Gerais.

Em 1991 e 1992, o grupo realizou a Expedição Franco-Brasileira na região do Mato Grosso do Sul com o objetivo de explorar as cavernas alagadas de Bonito e região, e a Lagoa Misteriosa foi uma delas.

Nessa época, a lagoa não pertencia ao Grupo Rio da Prata. Seu proprietário, Júlio, recebeu o grupo e compartilhou diversas estórias sobre o local, entre elas um estranho som que emanava do local. Nada que impedisse a vontade de Augusto em explorar o local.

Foi então, pela primeira vez, que alguém submergia nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa.

O ENCONTRO

“De cara me deparei com o lago maravilhoso. Iniciei o mergulho e rapidamente percebi que havia dois poços próximos, paralelos. Em um poço desci até 66 metros, e no outro poço fui até 77 metros. Uma profundidade muito grande para quem mergulha com ar comprimido, porém como já estava a um mês mergulhando praticamente todos os dias, isso criou condições, um preparo no organismo, que fez com que não sentisse nenhum desconforto”, diz Augusto.

Ao colocar o rosto na água pela primeira na Lagoa Misteriosa já é possível ter a visão dos dois poços que o geólogo se refere.

Esse primeiro mergulho no local foi realizado em um único dia. “Eu desci no primeiro poço, retornei e depois fui para o segundo poço. A minha memória é ter chegado na parte mais profunda, olhar para cima e ver aquela coisa maravilhosa e olhar para baixo e não ver nada. Percebi, então que a Lagoa Misteriosa tinha uma profundidade muito, muito maior”, disse.

Importante ressaltar que, em 1992, não se utilizava ainda no Brasil mistura de gases, a tecnologia era básica e pouquíssimas pessoas realizavam o mergulho em caverna no Brasil. “Usamos técnicas, o melhor que tínhamos na época, para obter êxito na exploração subaquática”, acrescenta.

As memórias geradas dessa grande aventura ficaram gravadas. “A Lagoa Misteriosa é uma caverna que transmite tranquilidade. A profundidade, o contraste entre a luz em cima e a escuridão embaixo, revela um ar de mistério. Ela é diferenciada em relação a todas as outras cavernas de Bonito e região e uma das mais difíceis do Brasil devido à sua profundidade”, conclui o geólogo.

Veja o relato da expedição publicada na Revista O Carste:

É fascinante saber que as sensações que a Lagoa Misteriosa provoca em quem a visita atualmente e realiza os passeios de flutuação e o mergulho com cilindro são muitos semelhantes as vivenciadas pelo geólogo Augusto Auler.

Geólogo Augusto Auler realizou o primeiro mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa durante uma expedição realizada em 1992. Foto: Arquivo pessoal.

O local possui cenário incrível, águas cristalinas e uma conexão especial com a natureza preservada que se transformam em momentos que levará para toda a vida.

PROFUNDIDADE AINDA DESCONHECIDA

O grande mistério da Lagoa Misteriosa segue ainda não revelado. Após expedição de 92, o local recebeu em 1998 a visita do mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira que registrou a marca de 220 metros de profundidade. Porém ainda não encontraram seu fundo.

A profundidade desconhecida da Lagoa Misteriosa até os dias atuais é o grande mistério da do atrativo. Foto: Marcelo Krause.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *