Lagoa Misteriosa Venha desvendar esse mistério.
Lagoa Misteriosa
Águas cristalinas, profundidade desconhecida, visibilidade de mais de 40 metros, passeios de flutuação e mergulho. Estas são atrações da Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), que encantam visitantes do mundo todo e proporcionam uma experiência única junto à natureza.
Transparência incrível
A Lagoa Misteriosa impressiona por sua incrível transparência e pelos diferentes tons de azul. Tanta nitidez deve-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.
Caverna inundada
A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.
Profundidade ainda desconhecida
Imagine mergulhar em um local onde não sabe-se ao certo a sua profundidade. Este é o mistério do passeio! Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade. Porém ainda não encontraram seu fundo.
Espeleomergulho
Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.
Atividades na Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa é conhecida por sua incrível transparência e profundidade, a lagoa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata. Atualmente a Lagoa Misteriosa oferece os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico. Saiba mais sobre cada uma dessas atividades:
Trilha e Flutuação
Percorra uma trilha interpretativa, rica em diversidade de fauna e flora da região, que conduz a um mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da Lagoa Misteriosa. Depois flutue em uma lagoa de águas azuis com visibilidade de 40 metros.
Mergulho com cilindro
O passeio segue um roteiro similar ao passeio de Trilha e Flutuação mas difere no tipo de atividade desenvolvida na água. A Lagoa oferece 4 categorias de mergulho: batismo (8 metros), autônomo básico, autônomo avançado e avançado nitrox.
Mergulho Técnico
Modalidade restrita a mergulhadores com certificação. Os mergulhos serão planejados dentro dos limites da certificação de cada mergulhador e toda a operação será supervisionada por um profissional de mergulho indicado pelo atrativo.
História da Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta do Plano de Manejo Espeleológico, documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação. Em outubro de 2006 a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, o qual iniciou os estudos ambientais necessários para o Plano de Manejo, e que irá tocar a operação turística da Lagoa Misteriosa, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa a receber diversos prêmios nacionais.
O Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa foi finalizado em 2009, elaborado por uma equipe multidisciplinar de 15 pesquisadores, e submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV/ICMBIO, que encaminhou ao IMASUL/MS em 2010 um parecer técnico aprovando o Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa, com recomendações para o licenciamento da cavidade.
Em abril de 2009 foi realizada uma Audiência Pública em Bonito, promovida pela Promotoria de Justiça de Bonito, que versou sobre o licenciamento ambiental das cavernas turísticas da Serra da Bodoquena. Esta audiência que reuniu o IMASUL, CECAV/ICMBIO/IBAMA e o trade turístico local, visava esclarecer, por parte dos órgãos públicos, quais os procedimentos necessários à abertura e funcionamento das cavidades com potencial turístico.
Como resultado ficou estabelecido que o licenciamento ambiental das cavidades turísticas passou a ser competência do Estado, cujo órgão licenciador atualmente é o IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Assim, em 2010 o IMASUL publicou a resolução SEMAC Nº 24/2010 que estabeleceu procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades turísticas em cavidades naturais no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul. Esta resolução foi muito importante para o turismo de Bonito e Jardim, pois irá permitir que as cavidades turísticas voltem a funcionar, após o seu licenciamento ambiental, conforme foi realizado com a Lagoa Misteriosa.
Assim, em 2011, após 06 anos fechada para visitação turística, a Lagoa Misteriosa finalmente volta a operar, oferecendo os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico.