Localizada em Jardim, no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa é um passeio de ecoturismo que atrai visitantes de toda parte do Brasil e do mundo por conta de sua profundidade desconhecida e de suas águas incrivelmente cristalinas, o que proporciona uma experiência inesquecível a quem a visita.
História
A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, pois não tinha Plano de Manejo Espeleológico – documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação. Neste mesmo ano, o local foi adquirido pelo Grupo Rio da Prata, também responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, o qual iniciou os estudos ambientais necessários para o Plano de Manejo e que começou a tocar a operação turística do atrativo, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram os outros dois a receber diversos prêmios nacionais.
O Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa foi finalizado em 2009, elaborado por uma equipe de 15 pesquisadores e submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMBIO), que encaminhou ao IMASUL/MS, em 2010, um parecer técnico aprovando o documento.
Em abril de 2009 foi realizada uma Audiência Pública em Bonito, promovida pela Promotoria de Justiça de Bonito, sobre o licenciamento ambiental das cavernas turísticas da Serra da Bodoquena. Esta audiência que reuniu o IMASUL, CECAV/ICMBIO/IBAMA e o trade turístico local, visava esclarecer, por parte dos órgãos públicos, quais os procedimentos necessários à abertura e funcionamento das cavidades com potencial turístico.
Em 2010, o órgão publicou a resolução SEMAC Nº 24/2010 que estabeleceu procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades turísticas em cavidades naturais no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul. Esta resolução foi muito importante para o turismo de Bonito e Jardim, pois permitiu que as cavidades turísticas voltassem a funcionar, após o seu licenciamento ambiental, conforme foi realizado com a Lagoa Misteriosa.
Assim, em 2011, após 06 anos fechada para visitação turística, a Lagoa Misteriosa finalmente voltou a operar, oferecendo os passeios de trilha e flutuação, mergulho com cilindro (batismo e básico) e mergulho avançado, sendo que os passeios sempre são realizados com a presença de guias de turismo que cuidam da segurança dos visitantes.
O local foi batizado com esse nome pois ninguém conseguiu descobrir qual a sua profundidade até hoje. Ainda assim, vários mergulhadores aceitaram o desafio e fizeram expedições para ver se chegavam ao fundo, o que foi impossível, mas o ponto mais fundo até hoje foi registrado por Gilberto Menezes, em 1998, um total de 220 metros.
Passeios
Antes de mais nada, para viajar até Bonito é necessário comprar antecipadamente o passeio com uma agência de turismo. Da cidade até a Lagoa Misteriosa, que fica em Jardim, são aproxidamente 50 minutos.
Para ter acesso à lagoa de águas cristalinas você irá percorrer uma trilha, de aproximadamente 15 minutos, onde pode aproveitar para admirar a natureza e, quem sabe, dar de cara com alguns animais silvestres em seu habitat natural. Após esse caminho, chega-se a um mirante com uma bela vista panorâmica da caverna inundada, onde há uma escadaria (confortável e segura) que leva até onde são feitos os passeios.
As águas da Lagoa são tão cristalinas que, ao flutuar, a impressão é que se está voando. Para o mergulho com cilindro, existem quatro categorias, sendo que apenas uma (batismo) é liberada para quem não tem curso/certificação. Nessa modalidade, a profundidade máxima atingida são 8 metros.
O atrativo turístico fica aberto o ano todo para o mergulho avançado, inclusive na Temporada Verde, conhecida também como Temporada com Algas, para profissionais credenciados, onde é possível atingir até 25 metros. Esse nome se dá devido ao fenômeno natural de proliferação de microalgas, que ocorre anualmente, e que tornam as águas esverdeadas devido ao aumento da temperatura no período de outubro a março. Quanto às outras atividades da Lagoa Misteriosa, a flutuação e o mergulho de batismo e básico, operam durante meados de abril a meados de setembro.
Curiosidades
Sua transparência e diferentes tons de azul devem-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina, sendo que a 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.
O local é considerado a sétima caverna mais profunda do país pela Sociedade Brasileira de Espeleologia e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água, segundo seu último registro.