Conheça a Lagoa Misteriosa – passeio de mergulho e flutuação próximo a Bonito/MS

Localizada em Jardim, no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa é um passeio de ecoturismo que atrai visitantes de toda parte do Brasil e do mundo por conta de sua profundidade desconhecida e de suas águas incrivelmente cristalinas, o que proporciona uma experiência inesquecível a quem a visita.

História

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, pois não tinha Plano de Manejo Espeleológico – documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação. Neste mesmo ano, o local  foi adquirido pelo Grupo Rio da Prata, também responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, o qual iniciou os estudos ambientais necessários para o Plano de Manejo e que começou a tocar a operação turística do atrativo, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram os outros dois a receber diversos prêmios nacionais.

O Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa foi finalizado em 2009, elaborado por uma equipe de 15 pesquisadores e submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMBIO), que encaminhou ao IMASUL/MS, em 2010, um parecer técnico aprovando o documento.

Em abril de 2009 foi realizada uma Audiência Pública em Bonito, promovida pela Promotoria de Justiça de Bonito, sobre o licenciamento ambiental das cavernas turísticas da Serra da Bodoquena. Esta audiência que reuniu o IMASUL, CECAV/ICMBIO/IBAMA e o trade turístico local, visava esclarecer, por parte dos órgãos públicos, quais os procedimentos necessários à abertura e funcionamento das cavidades com potencial turístico.

Em 2010, o órgão publicou a resolução SEMAC Nº 24/2010 que estabeleceu procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades turísticas em cavidades naturais no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul. Esta resolução foi muito importante para o turismo de Bonito e Jardim, pois permitiu que as cavidades turísticas voltassem a funcionar, após o seu licenciamento ambiental, conforme foi realizado com a Lagoa Misteriosa.

A Lagoa Misteriosa impressiona por seu tamanho e profundidade atraindo visitantes do mundo inteiro. (Bruno Rocha)

Assim, em 2011, após 06 anos fechada para visitação turística, a Lagoa Misteriosa finalmente voltou a operar, oferecendo os passeios de trilha e flutuação, mergulho com cilindro (batismo e básico) e mergulho avançado, sendo que os passeios sempre são realizados com a presença de guias de turismo que cuidam da segurança dos visitantes.

O local foi batizado com esse nome pois ninguém conseguiu descobrir qual a sua profundidade até hoje. Ainda assim, vários mergulhadores aceitaram o desafio e fizeram expedições para ver se chegavam ao fundo, o que foi impossível, mas o ponto mais fundo até hoje foi registrado por Gilberto Menezes, em 1998, um total de 220 metros. 

Passeios

Antes de mais nada, para viajar até Bonito é necessário comprar antecipadamente o passeio com uma agência de turismo. Da cidade até a Lagoa Misteriosa, que fica em Jardim, são aproxidamente 50 minutos.

Para ter acesso à lagoa de águas cristalinas você irá percorrer uma trilha, de aproximadamente 15 minutos, onde pode aproveitar para admirar a natureza e, quem sabe, dar de cara com alguns animais silvestres em seu habitat natural. Após esse caminho, chega-se a um mirante com uma bela vista panorâmica da caverna inundada, onde há uma escadaria (confortável e segura) que leva até onde são feitos os passeios.

As águas da Lagoa são tão cristalinas que, ao flutuar, a impressão é que se está voando. Para o mergulho com cilindro, existem quatro categorias, sendo que apenas uma (batismo) é liberada para quem não tem curso/certificação. Nessa modalidade, a profundidade máxima atingida são 8 metros.

Realizamos os passeios de flutuação e mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa. (Track & Field Bonito)

O atrativo turístico fica aberto o ano todo para o mergulho avançado, inclusive na Temporada Verde, conhecida também como Temporada com Algas, para profissionais credenciados, onde é possível atingir até 25 metros. Esse nome se dá devido ao fenômeno natural de proliferação de microalgas, que ocorre anualmente, e que tornam as águas esverdeadas devido ao aumento da temperatura no período de outubro a março. Quanto às outras atividades da Lagoa Misteriosa, a flutuação e o mergulho de batismo e básico, operam durante meados de abril a meados de setembro. 

Curiosidades

Sua transparência e diferentes tons de azul devem-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina, sendo que a 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.

O local é considerado a sétima caverna mais profunda do país pela Sociedade Brasileira de Espeleologia e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água, segundo seu último registro.

As águas da Lagoa Misteriosa impressionam por seus diferentes tons de azul, tornando as águas cristalinas. (Lucas Ramos Mendes)
Por conta de sua profundidade, ainda não descoberta, é considerada a sétima caverna inundada mais profunda do Brasil. (Marcelo Krause)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *